O que é estresse e como isto te afeta?
Apesar de ter muitas causas dividiremos em duas categorias para facilitar o entendimento. Às vezes, o estresse é causado por problemas de saúde ou uma emergência médica. Definido como "estresse biológico", esta categoria não fará parte deste teste. A segunda principal causa do estresse é uma incompatibilidade entre o que a pessoa deseja e o que o mundo tem a oferecer. Isso pode ser definido como "estresse existencial", o principal foco deste teste.
O estresse existencial é uma questão muito pessoal. Algumas pessoas sofrem de estresse toda vez que deixam seu gato sair à noite, outras pessoas podem administrar uma grande empresa e não sofrer uma pressão emocional interna indevida. Este é um assunto em que não há "certo" ou "errado". O importante é entender que o estresse é uma condição real se afetar sua vida.
É importante reforçar que somente médicos ou profissionais devidamente habilitados e certificados podem diagnosticar doenças e indicar tratamentos. As informações apresentadar nesta página possuem apenas caráter educativo.
O estresse no trabalho e a síndrome de burnout
O burnout tem chamado atenção das instituições de saúde e foi incluído com um dos problemas associados ao emprego ou ao desemprego. A síndrome de burnout é gerada por um estresse crônico no trabalho que não teve êxito no tratamento e se caracteriza pela sensação de esgotamento, sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.
A síndrome de burnout tem representado um ponto de alerta para nossa sociedade. Tanto que será incluída na Classificação Internacional de Doenças, já anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta classificação é utilizada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde e a nova versão da CID começa a valer em 2022.
Os 4 tipos de efeito negativo do estresse
Efeitos físicos
Acredita-se que certas doenças sejam provocadas pelo estresse. A pressão psicológica pode ter resultados físicos. Alguns médicos especialistas afirmam que o estresse excessivo por um longo período de tempo pode resultar em condições de risco de vida. Uma alta proporção de pessoas que visitam seus médicos sofrem de tensão ou ansiedade emocional.
Efeitos sociais
O estresse não é um problema pessoal - também afeta aqueles que estão próximos do sofredor. Basta passar um curto período de tempo com uma família na qual um membro está sofrendo de estresse para entender o efeito negativo nas relações sociais. Algumas pessoas acham que o estresse é quase infeccioso - aumenta a atmosfera emocional de uma maneira prejudicial.
Efeitos de tomada de decisão
O estresse está diretamente relacionado à deterioração da capacidade de tomar decisões. Por exemplo, estudos realizados sobre o desempenho de pilotos de avião sob estresse demonstram que mesmo o bom senso pode ser jogado ao vento quando o piloto se sente sob uma tensão emocional severa. Muitos de nós sofrem a mesma deterioração de nossa capacidade de tomar decisões durante períodos de estresse (embora os custos de falha sejam, esperamos, mais baixos).
Efeitos sobre o bem-estar
O estresse é perturbador, irritante, entorpecedor e consome energia. Mina a autoconfiança e tira grande parte da alegria de viver. Aqueles que sofrem de estresse geralmente sentem que a vida precisa ser suportada. Cada dia pode ser experimentado como uma provação. O prazer de estar vivo (excitação orgânica) é baixo ou ausente. Isso é profundamente decepcionante para a pessoa e afeta a maneira como ela se apresenta ao mundo.
Como funciona o teste de identificação do nível de estresse
Para cada afirmação oferecida no teste, avalie o quanto essa afirmação é verdadeira ou não para sua forma de lidar com o mundo. Você pode pensar na frequência que tem pensamentos ou sensações de acordo com a afirmação. Para isso você deve escolher um número de 0 a 100 para cada afirmação, sendo 0 para quando você nunca pensar assim e 100 para quando você pensar sempre alinhado a frase oferecida. Lembrando que você pode escolher qualquer número de 0 a 100 para melhor representar a frequencia que pensa ou reage de acordo com a afirmação.